PROTEÇÃO A FAMÍLIA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Como escolher o melhor seguro de vida para pessoas com diabetes?

COMPARTILHE

Pessoas com diabetes sempre precisam de alguma assistência relacionada à saúde seja para alguma orientação, consulta ou tratamento ou até mesmo intervenções caso sejam necessárias. 

A demanda para quem tem diabetes é universal, sendo que existem milhares de pessoas com esta condição, se tiver o interesse de inclusão no plano de saúde, a diabetes está classificada como lesões ou doenças preexistentes, de acordo com as normas no Brasil. Lembrando que é importante informar a condição de pessoa com diabetes no momento do contrato do plano. 

Continue a leitura e veja como funciona o plano de saúde para quem possui diabetes! 

 

A importância do plano de saúde para pessoas com diabetes 

Pessoas que possuem diabetes precisam ter um acompanhamento médico e precisam realizar os exames com bastante frequência. Para que a condição de saúde se mantenha estável e sob controle é preciso sempre se manter atento à saúde. 

Sabemos que manter uma vida mais saudável, como controlar a alimentação e ter uma orientação nutricional é bastante importante, também manter uma atividade física em dia é importante para manter a qualidade de vida. Mas o plano de saúde é de suma importância para quando houver alguma necessidade. 

Já que muitos exames de diabetes são bastantes complexos, sendo que um plano de saúde cobre essas demandas. Também o plano é importante para situações complexas como cirúrgicas, ou para tratamentos avançados, por isso é importante que quem tenha diabete tenha um plano de saúde. 

 

Como funciona e quais são os direitos da pessoa com diabetes no plano de saúde?

A ANS- Agência Nacional de Saúde Complementar passou a regulamentar a maneira de acesso ao plano de saúde para as pessoas com diabetes ou condições já existentes. É importante declarar a condição real no momento da contratação do plano, que é realizado através da declaração de saúde. 

Sendo que o interessado pelo plano de saúde pode escolher duas formas de contratação: cobertura parcial temporária ou agravo de contrato. 

 

Cobertura parcial temporária

A cobertura parcial temporária é uma opção de plano de saúde que ocorre em casos de lesão ou de uma doença já preexistente. Trata-se de uma carência que é autorizada para condições que são declaradas antes da contratação. Podendo ser aplicadas em 3 situações: 

  • Leitos de alta tecnologia;
  • Cirurgias; 
  • Procedimentos de alta complexidade que são definidos pela ANS. 

É importante esclarecer que em todas as situações que surgirem, pode haver alguma restrição de acesso que esteja relacionada à condição declarada. 

 

Cobertura com agravo de contrato

A cobertura com agravo é instituída pelo valor da mensalidade no plano de saúde. A função dessa cobertura é fazer com que a condição preexistente declarada (no caso diabetes), possa dispor de uma cobertura integral do plano contratado. 

Sendo opção do cliente, sendo possível uma negociação entre a operadora e o beneficiário.  Sendo que esse modelo deve ser regido através de um aditivo contratual específico, sendo necessário definir qual é o percentual ou valor, assim como o período de vigência do agravo.  

 

Veja as vantagens de um plano de saúde para pessoas com diabetes

Levando em conta as vantagens que um plano de saúde pode proporcionar, é importante também destacar as suas necessidades. Já que pessoas com diabetes podem apresentar algumas demandas específicas em relação à condição   e ao desenvolvimento da diabetes. 

Para essas pessoas, dispor das consultas médicas de rotina ou especializadas caracteriza a importância de se adquirir um plano de saúde. Existem diversas vantagens que podem estar disponíveis como:  

  • Consulta médica de rotina ou emergencial;
  • Consulta médica em diversas especialidades;
  • Orientação e acompanhamento de nutricionista;
  • Orientação e acompanhamento de psicólogo;
  • Acesso a exames laboratoriais;
  • Direito a determinados procedimentos cirúrgicos indispensáveis.

Ressaltamos que o fornecimento da bomba de insulina é obrigação do plano de saúde. Sendo que essa situação está consolidada em inúmeras decisões judiciais por todo o país. 

 

Conclusão 

Para a contratação de um plano de saúde é necessário ter alguns cuidados para que as expectativas de cada pessoa sejam atendidas, sendo que no caso de pessoas que possuem diabetes outros detalhes precisam ser considerados na hora da escolha.  

De todos os cuidados que a pessoa com diabetes precisa tomar em relação à contratação de um plano de saúde é preciso avaliar os planos mais adequados à condição individual dentro da realidade de cada pessoa. Caso você tenha gostado do conteúdo deste artigo compartilhe nas suas redes sociais.  

Busca

CATEGORIAS DO BLOG

Dicas Notícias